Como chegar: Distante cerca de 155km de Curitiba, tem acesso da capital pela PR-277 até Pontal do Paraná e, a partir daí, segue-se por barcos que partem da Praia Pontal do Sul.

O que fazer: Cidade histórica com construções coloniais, além de lindas praias, situadas na Ilha do Mel.

Médias de temperatura: As temperaturas variam de 13°C a 28°C durante o ano. Meses mais quentes: médias de 24°C em janeiro e março. Meses mais frios: médias de 16°C em julho e setembro. Fonte: The Weather Channel

Ilha do Mel

ilha do mel fotoIlha pertencente ao litoral do Paraná, em Paranaguá. Possui um Zoneamento Ecológico e de Uso Público com manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais.

Um dos destinos mais freqüentados por turistas no Paraná, tem como responsável pela preservação o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Predominam pequenas pousadas acolhedoras e inúmeros campings. No entorno da ilha, de 2.739.1739 ha, estão 25 lindas praias.

Como chegar: A partir do Balneário de Pontal do Sul, saem duas barcas, de hora em hora, sendo que aos sábados e domingos saem de meia em meia hora. Informações: 3455-2616.

O que fazer: A ilha possui dois lados, onde os barcos aportam: Encantada e Brasília. Como a ilha não permite a entrada de veículos, o acesso de um lado a outro pode ser feito de barco ou à pé, por trilhas.A ilha controla a quantidade de visitantes, sendo permitido até 5 mil pessoas por vez.

São três os pontos turísticos de destaque da Ilha do Mel: Fortaleza ao Norte, Nova Brasília e o Farol das Conchas ao centro, e Encantadas ao Sul, cada uma com características próprias.

Lugares da Ilha do Mel

Encantadas 

Como chegar: Localizada no extremo sul da ilha. 

O que fazer: Possui muitos morros rochosos, próprios para esportes radicais, como o parapente e o montanhismo, além de caminhadas.

As águas são claras e azuis, ótimas para mergulho, esportes de areia e náuticos.

Há uma Gruta, considerada um verdadeiro tesouro da ilha, que esconde muitas lendas a seu respeito, além de transmitir uma energia renovadora aos visitantes. Seu acesso é facilitado através de uma passarela.

Há ainda o Farol do Caraguatá, em um local privilegiado, com uma bela vista, de onde se vê, além das deslumbrantes praias, imponentes navios passando.

Para o conforto dos turistas, existem muitas pousadas e restaurantes, com uma praça de alimentação com vista para o Mar de Fora, onde acontecem festas à noite.

Nova Brasília e Farol das Conchas

Como chegar: Fica bem ao centro da ilha.

O que fazer: É o centro da badalação, do surfe e de gente bonita. Este local é a parte mais movimentada da ilha, com mais opções de infra-estrutura, incluindo um terminal de embarque e desembarque mais sofisticado.

As maravilhosas praias Grande e do Farol são os maiores points do surfe. Oferecem também muitos restaurantes, bares e pousadas.

O Farol das Conchas, de 1870, é o maior atrativo do local, dominando do alto do Morro das Conchas, compondo uma ótima paisagem.

Além de tudo isso, ainda existem algumas trilhas ecológicas.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Como chegar: Ao norte da Ilha do Mel.

O que fazer: Ponto tradicional de veraneio, foi o primeiro local a ser explorado, e dispõe do único hotel da ilha. Como o próprio nome diz, é aí que fica a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, datada de 1766, conservando ainda armamentos da época.

E no topo do Morro das Baleias exibe-se um labirinto de canhões e um mirante, oferecendo aos visitantes um dos mais belos visuais da Serra do Mar. Suas praias deslumbrantes são próprias para a prática do windsurf e outros esportes aquáticos.

O lugar é tranqüilo, sem muita badalação, preferido dos mais conservadores.

Além do hotel, existem várias opções de pousadas.

Outros destinos

  • Praia do Miguel e do Belo – desertas;
  • Ponta da Nhá Pina – magnífica vista;
  • Ilha da Galheta e Ilha das Palmas – ilhas próximas;
  • Ponta do Cemitério – ali são admirados os botos da baía de Paranaguá.