Igreja em ParatyComo chegar: Da cidade do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, siga até Santa Cruz e pegue a BR-101. Paraty fica distante 248 km da capital, na direção sul.

O que fazer: Paraty fica numa das maiores baías do Brasil, a baía da Ilha Grande, que é dividida em baía de Parati e de Angra dos Reis.

Com extensão de cerca de 180 km, exibe enseadas, penínsulas, pontas e ilhas. No centro histórico, local mais visitado, encontram-se ateliês de arte, lojas de artesanato e decoração, além de ótimos restaurantes e pousadas charmosas.

Na parte sul do litoral de Paraty, entre Trindade e o centro histórico, as montanhas da Serra do Mar acabam direto nas águas do mar. A parte norte, por sua vez, entre o centro histórico e o limite com Angra dos Reis, possui uma planície que separa o mar das montanhas.

Os eventos que ocorrem na cidade vão desde o Festival da Pinga, em agosto, Festa do Divino, 40 dias depois da Páscoa, até a Festa Literária Internacional.

Características dos ventos: Ventos sul e sudoeste deixam a água fria e turva, enquanto os de leste e oeste, deixam as águas límpidas e quentes. No município de Paraty estão 55 ilhas.

Temperaturas médias: As temperaturas variam de 16°C a 30°C durante o ano. Mês mais quente: Média de 27°C em fevereiro. Mês mais frio: Média de 20°C em julho. 

Praias de Paraty

ParatyParaty

Batanguera, Prainha, Tarituba, São Gonçalinho, São Gonçalo, Iriri, Humaitá, Taquari, São Roque, da Barra Grande, Jundiaquara, da Graúna, do Engenho Velho, Prainha da Praia Grande, Grande, Ilha do Araújo, da Barra do Corumbê, Corumbê, Jabaquara, do Pontal, da Boa Vista, do Joaninho (Cantagalo), Bom Jardim, Icupê, do Baré, Vermelha, da Lula, da Conceição, Parati-Mirim, Saco do Mamanguá, Cajaíba, Martim de Sá, da Ponta Negra (do Furado), Antigos, do Sono, Laranjeiras, Brava, do Cepilho, de Fora (Ranchos), do Meio, Cachadaço, Figueira (Praia dos Pelados), Engenho D'água, Jurumirim, Ilha Deserta, Ilha dos Meros, Ilha dos Cocos, Ilha do Algodão, Ilha do Catimbau, Ilha da Cotia, Ilha da Bexiga, Ilha Sapeca (Sapê), Ilha do Araújo, Ilha do Ventura, Ilha Comprida, Ilha de Lajinha, Ilha do Cedro, Ilha Pelada Pequena, Ilha do Breu.

Praia da Lula: com 85 metros de extensão e localizada em frente às ilhas Comprida e Catimbu, o acesso à praia da Lula é feito apenas por barco. Esta praia se caracteriza por ser ótima para tomar banho de mar, em virtude de suas águas calmas e limpas.

Praia de Iriri ou Iririguaçu: com cerca de 440 metros de extensão, areia amarelada e água esverdeada, a praia denominada Iriri ou Iririguaçu recebeu esse nome, por causa do rio Iririguaçu que desagua na praia.

Praia da Barra Grande: com um pouco mais de 4Km de extensão, a praia da Barra Grande tem água verde escura e o fundo do mar é lodoso. A praia da Barra Grande é cortada pelos rios Barra Grande e Jundiaquara.

Praia de Graúna: com cerca de 600 metros de extensão, a praia da Graúna se caracteriza por ser bastante comprida e extereita. Infelizmente, a balneabilidade dessa praia fica muito comprometida devido ao fundo lodoso.

Prainha da Praia Grande: chega-se até ela por uma trilha que tem origem na Praia Grande, e demora aproximadamente 5 minutos. A Prainha, como o próprio nome diz, tem extensão pequena, além de areia grossa, meio avermelhada e águas calmas. Na praia há um córrego que corta a região.

Praia do Engenho Velho: separada da Praia do Basílio por uma rocha, a Praia do Engenho Velho fica próxima a BR-101. Com 90 metros de extensão, possui uma água com fundo lodoso e areia de cor amarelada. Por ser bastante deserta é indicada para quem quer relaxar.

Praia Grande: com 305 metros de extensão, está localizada numa vila de pescadores e possui uma vasta opção de bares e pousadas. Para quem vai a Praia Grande a dica é pegar um barco e ir até a Ilha de Araújo que fica bem em frente, ou então, fazer uma rápida caminhada, e ir até a Prainha, através de uma trilha que tem origem ali na Praia Grande.

Praia da Barra do Corumbê: bem urbanizada, a praia de areia amarelada e água de cor escura tem o fundo lodoso e 117 metros de extensão. Por ter um entreposto de pesca, é muito comum as pessoas comprarem peixes por ali.

Praia do Corumbê: com 325 metros de extensão, a Praia do Corumbê, possui uma estreita faixa de areia e o fundo da água é lodoso. A praia tem um bar onde se pode aproveitar os deliciosos frutos do mar, e no alto do morro dela, ainda existe uma Igreja que também é atração.

Praia da Boa Vista: localizadas entre a Praia de Ponta Grossa e a Enseada da Boa Vista, pode ser dividida em vários trechos. Nela não há muitas atrações, muito por ser área de propriedade particular, também não é tão visitada.

Praia do Joaninho ou Praia do Cantagalo: com a Ilha na Bexiga a sua frente, a Praia do Cantagalo tem 155 metros de extensão, com areias amareladas e água esverdeada.

Praia de Bom Jardim: acesso restrito, por ser de propriedade particular.

Praia de Jurumirim: com 200 metros de extensão está no fundo de uma pequena enseada. Com uma vegetação nativa encantadora, a praia tem areia clara e águas muito calmas.

Praia do Engenho D'água: com 150 metros de extensão a Praia do Engenho ainda tem um pouco da história de Paraty. Em meio a Mata Atlântica do local, estão as ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar.

Praia das Figueiras ou Praia dos Pelados: próxima a vila de Trindade a Praia da Figueiras de 40 metros de extensão tem águas transparentes. Como é muito deserta, na praia é comum a pratica do nudismo, por isso também é conhecida como Praia do Pelados. O acesso a ela é feito a partir de uma trilha na Praia da Trindade.

Praia do Cachadaço: localizada em Trindade, possui areias branca e finas ao longo dos seus 700 metros de extensão. Uma praia que necessita de atenção pois há trechos com bastante correnteza. Ao final da Praia tem uma trilha que leva até a piscina natural do Cachadaço.

Praia do Meio: muito frequentada por turistas, a Praia do Meio tem 280 metros de extensão com areias bem brancas. Uma trilha no lado direito da praia leva a cachoeira da Pedra do Engole. Outra opção é ir também, até à Piscina do Cachadaço através de barcos que fazem o transporte dos turistas no local.

Praia de Fora ou do Rancho: situada na vila de Trindade é uma praia bem grande, com 1190 metros de extensão. Possui muitos bares e restaurantes, além de ser excelente para o banho de mar, por causa das águas bem calmas.

Praia do Cepilho: um lugar que atrai muitos surfistas, a Praia do Cepilho tem 212 metros de extensão. Suas águas cristalinas que formam ondas perfeitas são o principal atrativo do local.

Praia Brava: encontra-se na Ilha de Araújo e possui 150 metros de extensão de águas claras e areia amarelada. Perto dela há uma fonte de água doce, com a Mata Atlântica cercando.

Praia das Laranjeiras: localizada dentro do Condomínio Laranjeiras tem acesso restrito. Possui 770 metros de extensão, com areia bem fina e clara. No lado esquerdo da praia o córrego Toca do Boi forma um lago.

Praia da Conceição: A praia da Conceição é uma praia bastante tranqüila, com águas cristalinas e mornas, com tonalidade verde escuro. Esta praia encanta os turistas também por sua densa vegetação, com conqueiros em volta de toda região que embelezam o local. Um lugar maravilhoso e relaxante onde se é possível observar a pratica de pesca e mergulhos, um ambiente perfeito para toda a família.

Praia de Jabaquara: a Praia de Jabaquara tem areias claras e águas turvas devido à presença de lama medicinal na região, considerada assim por ser rica em iodo e enxofre. Um lugar para toda a família com vários quiosques e pousadas e muitos passeios para se fazer, sendo urbanizado e com manguezais próximos, onde existem boa parte dos caranguejos,camarões e siris que abastecem a cidade. A região conta com vários sítios arqueológicos, um deles é a Toca do Cassununga, sítio arqueológico de 120m² onde foram encontradas duas ossadas de índios adultos, pré-históricos acompanhadas de mobiliário funerário e instrumentos feitos com pedras e ossos.

Praia de Taquari: com água de cor marrom, a praia de Taquari tem característica exótica e mar tranqüilo, de onde podem ser avistado nas montanhas as cachoeiras do Melancia, com quedas d'água de até 70 metros. O Taquari, que corta a praia em duas partes e no local onde esse rio desagua podemos observar uma grande quantidade de gaivotas que lá habitam, tornando o cenário ainda mais incrível e natural. Na região perto da praia existe também um caminho de pedra feito por escravos para levar a produção de açúcar de uma antiga fazenda até um cais. Uma mistura de natureza com história representam esse lugar.

Ilha do Araujo: a ilha do Araújo é um ambiente perfeito para quem está em busca de descanso e tranqüilidade, cercada por belezas naturais e exuberante paisagem, sendo é a segunda maior ilha da baía de Paraty (perde em tamanho apenas para a Ilha do Algodão) com uma área aproximada de 1km². Sua comunidade, tipicamente caiçara, vive quase que exclusivamente da pesca; e ainda preserva suas atividades de artesanato e costumes e estão concentrados junto à igreja de São Pedro onde é realizada a Festa de São Pedro e o Festival do Camarão em junho.

Praia do Sono: a Praia do Sono é linda, com areias finas e águas esverdeadas que reflete toda a beleza da vegetação nativa, repleta de amendoeiras em sua orla. Uma trilha de 20 minutos levam os turistas a várias piscinas naturais formadas pelo córrego da Jamanta,sendo o poço do Jacaré a melhor delas para um refrescante banho. Por estar cercada de montanhas altas, os raios de sol demoram a aparecer de manhã e somem logo na tarde, e segundo os moradores,proporciona um "Sono" mais demorado, por isso o nome da praia é Praia do Sono. Um ótimo lugar para relaxar.

Praia de Paraty-Mirim: com extensão de 560 metros, a praia de mar calmo tem o rio Paraty-Mirim passando por ela. É um local que ainda tem muito da história do período colonial, como ruínas de casarões e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Praia de Ponta Negra: praia de águas e areias claras possui 150 metros de extensão. Muito indicada para fazer mergulhos e ver a beleza do mar que às vezes é forte e na prática de caminhadas através de trilhas que se iniciam na Praia da Ponta Negra e vão até a da Pedra da Jamanta e a do Pico do Cairuçu. Para quem não fica satisfeito apenas com essa belíssima praia, pode ir à Cachoeira do Saco Grande que fica bem perto dela.

Praia dos Antigos: só se consegue chegar a essa praia com 400 metros de extensão, por uma trilha que leva mais ou menos 20 minutos, que tem origem na Praia do Sono. A Praia dos Antigos que se encontra na área de proteção ambiental do Cairuçu, é pouco frequentada e conta com águas cristalinas e areias brancas. Está entre as 10 melhores praias do litoral brasileiro, numa eleição que aconteceu no ano passado.

Ilha da Ventura: fica a uma hora de barco, de Paraty. Nela há apenas uma praia com extensão bem pequena, de 20 metros, e onde pode-se praticar o nudismo, mas não é muito procurada pelos naturistas.A Ilha de Ventura é indicada para fazer mergulhos e observar a beleza marítima dela.

Ilha Comprida de Fora: uma propriedade particular, muito famosa por ser uma área de ótimo pesqueiro e sensacional para mergulhar, já que possui uma diversidade enorme de vida submarina. Fica a 40 minutos do cais de Paraty.

Ilha do Cedro: acessada a partir do cais de Paraty, encontra-se próxima a Ilha do Caroço. Possui uma praia, com mais ou menos 50 metros de extensão, muito indicada para tomar banho, por causa das águas bem tranquilas. É comum encontrar por lá, pescadores e mergulhadores.

Ilha do Breu: localizada no Saco de Tarituba, o acesso para ilha se dá via mar e tem opções de lazer para todos os gostos. Pode-se fazer uma das diversas trilhas do local, mergulhar, pescar e até mesmo simplesmente observar a paisagem que a Ilha do Breu proporciona, que é deslumbrante. Dependendo da época da visita, e possível avistar golfinhos ao redor da ilha.

Ilha de Lajinha: ilha artificial com um ótimo local para os turistas tomarem banho. Atualmente é abrigo de marinha.