A Praia das Minas faz limite com a Praia do Amor, sendo que o limite entre as duas é marcada pela chamada Pedra do Moleque, que é muito conhecida por fazer parte de diversas lendas da região. Esta pedra também demarca a mudança no rumo dos ventos, onde a praia se torna mar aberto.

É uma praia semi-deserta, caracterizada por estar envolta por mata atlântica, mas repleta de dunas, escarpas e falésias ao longo de sua extensão; um local perfeito para quem procura relaxar com sossego e liberdade. Acredito que seja justamente por esse motivo que a Praia das Minas seja a preferida das tartarugas marinhas, que fazem a desova nas areias dessa praia.

Essa desova, que ocorre durante os meses de Novembro a Abril é acompanhada pelo Projeto Tamar, e pode ser acompanhado pelos visitantes com supervisão dos técnicos responsáveis.

Porém, os os ventos fortes dessa região que acabaram por atrair para a Praia das Minas, mais recentemente, praticantes do Kite Surf. Os ventos fortes e a maré intensa são perfeitos para a prática desse esporte, que utiliza uma espécie de prancha à vela.

Contudo, o banho de mar não é indicado no local, pois a maré e o vento forte deixam o mar bastante perigoso. Então, se não quiser se aventurar no Kite Surf, o melhor é aproveitar uma boa caminhada ou observar o espetáculo das tartarugas marinhas.

Como chegar à Praia das Minas: a Praia das Minas é aquela que possui acesso mais simples de toda a região de Pipa, pois não apresenta falésias em sua entrada. O acesso pode ser feito mesmo de carro, através do acesso ao Chapadão.

Curiosidades sobre a Praia de Minas

Algumas curiosidades sobre nomes estão relacionadas à Praia de Minas, a primeira quanto ao nome da região de Pipa, que teria sido dado pela Pedra do Moleque, que quando avistada de longe pelos portugueses parecia um barril (pipa, em Portugal). Outra vem do nome da própria praia, onde Minas estaria relacionado a água que brota da areia durante o inverno.