Passeio de Barco em TorresDados gerais: O município de Torres possui esse nome em decorrência de três grandes rochedos de origem vulcânica que afloram à beira-mar, com alturas entre 25 e 30 metros. A população de Torres está atualmente em pouco mais de 35.000, mas no verão gira em torno de 400.000 turistas. É muito comum para os gaúchos terem casa em Torres e irem todos finais de semana para lá.

Como chegar: Torres faz divisa com o estado de Santa Catarina. A divisa é marcada pelo Rio Mampituba. Chega-se, pelo Norte, a partir da BR 101, distante 280 km de Florianópolis; pelo Sul, pela BR 101 ou pela Estrada do Mar (RS 389), à 197 km de Porto Alegre.

Praias de Torres

Praia dos Molhes

Como chegar: Esta fica na divisa com o Estado de Santa Catarina.

O que fazer: Os molhes são muito utilizados pelos pescadores e o lado direito pelos surfistas. No mês de maio podem ser avistados golfinhos próximos à praia. Saem barcos para passeios até a ilha dos lobos, que é habitada por leões e lobos marinhos.

Praia Grande 

Como chegar: Fica entre a Praia dos Molhes e a Prainha.

O que fazer: Estende-se por 2 km e é boa para o surf. Também é a preferida para banho de mar, além da prática de diversos esportes, como futebol, vôlei, entre outros. A maioria dos turistas concentra-se neste local, onde ocorrem também inúmeros shows à beira-mar.

Prainha 

Como chegar: Situada entre a Praia Grande e a Praia da Cal.

O que fazer: Também conhecida como Praia do Meio, é bastante frequentada por surfistas, pois tem o fundo rochoso que dá boa formação para as ondas. Com 600 m de extensão, é a praia mais tranqüila; porém, é perigosa para banho.

PrainhaPrainha

Praia da Cal 

Como chegar: Fica situada ao pé de uma das Torres.

O que fazer: Possui esse nome, pois até 1940 se fabricava cal mineral nos fornos que ficavam perto da praia. Praia muito bonita, utilizada para saltos de parapente. Com 800 m de extensão, é uma das mais procuradas para a prática do surfe.

Praia da Guarita 

Como chegar: Fica dentro do Parque da Guarita.

O que fazer: Muito frequentada por banhistas que utilizam a estrutura do Parque. É considerada como a praia mais bonita do município de Torres, rodeada pelas torres Centro, Sul e Guarita. Os desenhos dos jardins do Parque foram feitos pelo paisagista Burle Marx, o mesmo que desenhou os jardins de Brasília.

Ainda existem outros pontos turísticos de Torres que valem ser visitados, como por exemplo, o Morro do Farol, o Parque da Guarita, a Lagoa do Violão, a Ilha dos Lobos e o Rio Mampituba:

 

Morro do FarolParque da GuaritaLagoa do ViolãoParque Estadual de Itapeva

 

Fotos de gentilmente cedidas pela Secretaria de Turismo de Torres