Com cinco ilhas (Santa Bárbara, Sueste, Redonda, Siriba e Guarita) recheadas de incríveis belezas naturais, Abrolhos recebeu este nome por causa dos navegantes portugueses que, no século XVI, avisavam: “Quando te aproximares de terra, abre os olhos”.

Como chegar: Fica distante cerca de 38 milhas de Caravelas, cidade que fica a 950 km de Salvador.

Chega-se a Caravelas pela BR-101/ BA-101. Agências turísticas fazem passeios em embarcações a partir de Caravelas e Prado.

Os passeios podem variar de estadias de 1 a 5 dias, com percursos de 2 a 6h de viagem.

Vivem, em Abrolhos, cerca de 6.000 habitantes.

A temperatura média anual é de 23°C.

O que fazer: O arquipélago possui uma das maiores concentrações de peixes do mundo, considerando por metro quadrado, tanto em quantidade como em variedade. Alguns dos animais encontrados em suas águas são: peixe-frade, barracudas, bicudas, peixe-anjo, vermelho, moréia, balemas, cocorocas, badejos, camarões e cavalos-marinhos. Suas águas costumam ser rasas e transparentes, com imensos corais e recifes em seu interior. Perfeitas para mergulho, tanto que Abrolhos é considerado um dos 10 melhores lugares para essa prática . Existem cavernas submarinas e navios afundados, como, por exemplo, o cargueiro Rosalina, do início do século XX.

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos recebe cerca de 15.000 visitantes todos os anos, e as baleias jubartes também costumam se exibir em suas águas. A ilha de Santa Bárbara abriga um farol.