Jijoca de JericoacoaraO município de Jijoca de Jericoacoara é uma área de proteção ambiental, com pouco mais de 2 mil habitantes. Suas temperaturas variam de 22 a 31 °C durante o ano.

As praias são ótimas para a prática de kitesurfe e windsurfe, devido à boa quantidade de ventos na região.

Como chegar: A partir de Fortaleza, segue-se pela BR-222, depois pela BR-402 e pela estrada à esquerda para Marco. Depois pega-se a CE-179 até Cruz e de lá se acessa a CE-085 até o município de Jijoca de Jericoacoara.

Distante cerca de 305 km da capital do estado e 175 km de Itapipoca. O melhor acesso para Jericoacoara é através de bugue alugado, a partir de Jijoca, pois não há estradas. São 20 km de dunas.

Praias

Praia de Jericoacara

A Praia de Jericoacora é uma das mais belas do país, com imensas dunas, formações rochosas, recifes, coqueiros e lagoas. Um paraíso intocável, de difícil acesso, pois o município de Jijoca de Jericoacara tem suas ruas cobertas por areia. É um local indicado para pessoas que desejam relaxar, sentir o vento refrescante e curtir suas maravilhosas águas.

Até uns vinte anos atrás, a cidade consistia em uma humilde vila de pescadores, cenário que foi bastante modificado ultimamente, devido à sua fama internacional, o que promoveu a instalação de diversas pousadas, lojas de artesanato, joias, restaurantes e bares rústicos. Mas o charme de praia tranquila permanece, em parte, graças à fiação elétrica subterrânea.

Suas areias são batidas e escuras, sendo ótima para a prática de caminhadas. Espreguiçadeiras dos bares e restaurantes são posicionadas sob a areia para que o visitante se sinta privilegiado por estar num local tão aconchegante, apesar de simples. É recomendável que os banhistas levem uma bagagem leve, além de roupas e utensílios apropriados para dias quentes (bermuda, camiseta, chapéu, óculos, protetor solar, repelente, etc.)

Esportes como windsurf, kitesurf e SUP (esporte em que a pessoa fica de pé e navega com a utilização de um remo) podem ser praticados com o auxílio dos ventos que formam ondas impressionantes.

Os melhores meses para visitar a praia são de julho a dezembro.

Alguns passeios que valem a pena:

  • Passeio de buggy até à Praia de Tatajuba;
  • Visitar a Lagoa de Jijoca chamada Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso;
  • Caminhada ou cavalgada para a Pedra Furada, uma das atrações escondidas da praia, que deve ser admirada durante a maré baixa;
  • Ver o pôr-do-sol das dunas é admirável, etc.

Como chegar: Para chegar até esse oásis pode-se sair de Fortaleza num veículo 4x4, com aproximadamente quatro horas de viagem, de ônibus (cerca de cinco horas) pelas estradas de areia que levam até o município, ou até mesmo, de helicóptero.

 

Pedra Furada - JericoacoaraLitoral Oeste Jijoca de Jericoacoara

Guriú

Área de proteção ambiental, possui larga faixa de areia macia e clara. Chega-se até essa vila de pescadores cercada de coqueirais através de balsas a remo.

Mangue Seco

Ligada a Guriú por balsa, essa praia deserta e de mar tranqüilo, possui muitas dunas e mangues. É utilizada para a pesca de camarão com rede.

Praia do Preá

Vila de pescadores, de mar aberto, com acesso pela praia apenas para bugues ou veículos com tração não quatro rodas.

Formosa

Com areias fofas, mar transparente e dunas.

Barrinha

Com areias claras, fofas, águas tranqüilas e acesso precário através de estrada de terra partindo de Aranaú. 

Aranaú

Com vila de pescadores, essa praia fica ao lado da Lagoa dos Espinhos, ou Lagamar. Tranqüila e com dunas.

Arpoeiras

Com mangues, vila de pescadores e areias limpas e macias.

Espraiado

Com acesso por embarcação pelo Rio Espraiado. Possui vila de pescadores e ondas calmas.

Volta do Rio

Com alguma infra-estrutura, acaba sendo a mais procurada. Sem sombra, com areias fofas e claras. Abriga bares rústicos.

Praia do Farol

De acesso dificil, abriga o Farol de Itajapé, que ainda opera. Reta e tranqüila, possui molhes e areias claras.

Almofala

Suas ondas são fortes, e a faixa de areia é larga e fofa. Possui dunas e coqueiros. Com a mudança das dunas de lugar, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1712, antes soterrada, reaparece intacta.

Torrões

Com coqueiros, plantações de caju e cana-de-açúcar, é uma praia tranqüila e de areias macias e claras.

Fotos: cedidas gentilmente pela Secretaria do Turismo do Ceará