Lagoa da ConceiçãoA capital do estado também é a capital turística do Mercosul, cercada de opções para todos os gostos!! A cidade possui muitos pontos turísticos, além das lindas praias. São fortes, construções, sem falar na famosa ponte Hercílio Luz, que liga o continente à ilha, e está passando por reformas. Sua culinária é especializada em frutos do mar, famosa pelo preparo da tainha, seqüência de camarão e restaurantes-criadores de ostras.

Características: Em seus 415km2, são 42 praias riquíssimas de verde (há levantamentos de que seriam 100!), tanto na cor da água quanto na natureza circundante.

Cidade com pouco mais de 300.000 habitantes, sendo que no verão esse número triplica!

Suas águas variam de calmas a agitadas, tépidas a geladas, ótimas para praticantes de diversos esportes aquáticos, como mergulho, surfe, windsurfe, além de morros propícios para os saltos de parapente.

Praia BravaComo chegar: A Praia Brava, no Norte da ilha, está à 38km do centro da capital de Santa Catarina, entre o mar e a encosta íngreme. 

Praia da Armação do Pântano SulRecebeu esse nome, por causa das baleias que habitavam a região, e sofriam com a caça no local, que visica à produção de oléo da mesma, assim com também outras partes eram aproveitadas.

Praia da Barra da LagoaComo chegar: No lado leste da ilha de Florianópolis, à 20km do centro, via Morro da Lagoa.

Como chegar: Fica à 39km do centro de Florianópolis, ao sul da ilha de Santa Catarina.

O que fazer:Sua praia com 860m de extensão, dispõem de poucos bares e restaurantes. Boa para quem procura tranqüilidade.

Praia da GalhetaNo meio de duas praias bastante movimentadas, a Mole e da Barra da Lagoa, o seu acesso se dá através da trilha no lado norte da Praia Mole, caminha-se aproximadamente 300 metros.

Praia da Ilha CampecheLocalizada na parte leste da Ilha de Florianópolis, o acesso até a Ilha é apenas por barco, que sai de três pontos diferentes: Praia da Armação, Barra da Lagoa e da Praia do Campeche.

Praia da LagoinhaUma pequena praia, com 760 metros de extensão, fica bem distante do centro, a 37kms. Localiza-se ao norte da ilha, antes da entrada de Ponta das Canas.

Também conhecida, especialmente no passado, como Praia dos Coqueiros, justamente por estar localizada nesse bairro de mesmo nome. Ela situa-se a 2kms do centro de Floripa, na parte continental, começa na Rua José do Valle Pereira e termina na Ponta da Ilhota.

Praia da SolidãoUm lugar perfeito para toda família, além do mar ainda conta com piscinas naturais, cachoeiras e muito verde ao seu redor. Distante 30 kms do centro de Floripa, localiza-se mais ao sul, as opções para chegar até são duas: carro, subindo ladeiras ou a pé, fazendo uma longa caminhada.

Praia do Norte da ilha, à 26km do centro da cidade. É um Balneário residencial sem muitas opções em serviços, mas muitas casas de veraneio. Seus 1,55km de extensão são freqüentados em maioria por famílias com crianças. Praia calma, sem ondas e de areias finas. Ótima para caminhadas em direção ao manguezal, no canto esquerdo da praia, onde ocorrem a pesca de camarão, siri e berbigão. Para o outro lado, com 20min de caminhada chega-se à Praia do Forte.

Com 300 metros de extensão, fazia parte da Praia de Itaguaçu, mas os moradores locais resolveram na década de 70, que era melhor separá-las, e desde então existe a Praia das Palmeiras. Ela é continental e localiza-se a 5kms do centro de Florianópolis.

Praia de Cachoeira do Bom JesusLocalizada à 30km do centro de Florianópolis, entre Canasvieiras e Ponta das Canas, no Norte da ilha.

Como chegar: À 11km do centro da cidade, fica no lado oeste da ilha de Florianópolis.

O que fazer: Balneário bastante tranqüilo, com 900m de extensão. Com poucos bares e restaurantes, porém, alguns encontram-se na beira do mar. Ideal para um passeio familiar.

Praia de CanasvieirasComo chegar: Distante 27km do centro da cidade, fica no norte da ilha de Florianópolis.

O que fazer: Nos meses do verão, é o balneário mais procurado pelos argentinos.

Com o nome de origem tupi, que significa lugar onde há pedras grandes, localiza-se no bairro de mesmo nome, distante 4kms do centro de Florianópolis, é uma praia continental. Essa praia de 670 metros, tem águas calmas, contudo, infelizmente não é própria para banho, mas muitos moradores locais que a frequentam sempre, não se importam com os avisos de risco à saúde, e banham-se.

Praia de JoaquinaConhecida também como Joaca, está situada entre a Praia do Campeche e a Ponta do Retiro. É muito famosa pela sua modalidade diferente de surf sobre as dunas, também conhecido como sandboard. Aproveita-se as enormes dunas da região para prática do esporte.

A área que faz parte a praia de Jurerê divide-se em dois bairros, um chamado de Jurerê Tradicional e outro Jurerê Internacional, um residencial de luxo e resort, com mansões, vários estabelecimentos luxosos e casas noturnas, localizado ao lado da praia. Esse bairro é uma referência no Brasil e um dos locais mais valorizados por causa de seu projeto urbanístico e sustentabilidade.

Praia de Jurerê InternacionalA praia de Jurerê Internacional faz parte do bairro de mesmo nome que corresponde a um empreendimento luxuoso com mansões, restaurantes de renome, casas noturnas famosas e diversos atrativos.

Praia de MoçambiqueComo chegar: Distante 29km do centro da capital do estado, no lado leste da ilha. 

O que fazer: Apesar de também ser conhecida como Praia Grande, o nome oficial, Moçambique, surgiu por causa de um molusco que é achado nas suas areias.

Praia de Ponta das CanasMuito frequentada por turistas estrangeiros, essa praia com1.9km de extensão, fica ao norte de Florianópolis, à 34kms do centro. Recebe o visitante muito bem, tem uma infra-estrutura para agradar a todos, desde bares a hotéis.

Praia de SambaquiComo chegar: Em direção ao Norte da ilha, à 17km do centro de Florianópolis.

O que fazer: Tradicional vilarejo de pescadores, com 1,15km de extensão, abriga moradores e turistas amantes da tranqüilidade. Possui bons restaurantes e bares na praia.

Praia de Santo Antônio de LisboaNeste lugar formou-se uma das primeiras comunidades açorianas que chegaram à ilha. Seus 750m de águas mansas e quentes conserva até hoje a primeira rua calçada da ilha, bem como antigas construções.

Próxima do aeroporto, localiza-se a 27kms do centro da cidade. Era o local aonde viviam os índios Carijós, por isso, o nome Tapera, significa, casa abandonada, fazendo referência a saída da tribo da região.

No passado era chamada de Praia das Furnas, mas quando começaram a construir casas no local, ele se transformou num conjunto residencial e a praia recebeu o nome de Bom Abrigo.

Praia do CaldeirãoFica entre as praias da Armação e Morro das Pedras, bastante procurada por ser um local mais tranquilo, onde o tumulto não é tão grande quanto em outras praias mais famosas.

Como chegar: Em direção ao Sul da ilha, fica distante 20km do centro de Florianópolis, entre Joaquina e o Morro das Pedras.

O que fazer: Em sua frente há uma bela ilha de mesmo nome.No início do século passado, neste balneário havia um campo de pouso, inclusive utilizado pelo aviador e escritor Saint-Exupery, quanto fazia escala na rota do correio francês.

Praia do ForteComo chegar: Praia do Norte da ilha, entre os balneários Daniela e Jurerê, distante 27km do centro. 

O que fazer: Praia com extensão de 400m. Possui um forte na encosta do morro, aberto à visitação. É o forte São José da Ponta Grossa, construído em 1740, com sua imponente fortaleza reformada em 1992.

Praia do MatadeiroO nome de origem da praia é Matadouro, devido as várias baleias que eram mortas na região, mas ao longo dos anos, ele se popularizou, por causa da forma de falar das pessoas e acabou virando Matadeiro, não só o nome da praia, como também do morro que fica de frente para ela.

Encontra-se a 3kms do centro de Florianópolis, fica localizada num bairro residencial, entre as praias da Saudade e Itaguaçu, por isso recebeu esse nome.

Praia do Pântano SulCom um pouco mais de 2 Km de extensão, a Paia do Pântano Sul tem um mar de águas transparentes e bem agitadas. Localizada a 31 kms do centro é muito conhecia pelas colônias de pescadores que ali se estabeleceram.

Como chegar: Fica no Sul da ilha, 27km de distância do centro de Floripa.

O que fazer:Praia com 750m de extensão, é considerada um dos locais mais típicos da ilha de Santa Catarina. Estão lá a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão, o museu etnológico do Ribeirão da Ilha e o casario açoriano.

Praia do SantinhoComo chegar: À 40km do centro de Floripa, Norte da ilha.

O que fazer: Existem interessantes inscrições rupestres junto ao costão, podendo ser avistadas de uma trilha, cercada de muita beleza natural.

Distante 30kms do centro de Florianópolis, localiza-se ao sul da enseada do PântanoSul, bem próximo a Praia da Solidão. O acesso até ela, é bem fácil, pois é uma das regiões mais urbanizadas da cidade, então, a rua é bem asfaltada e pode-se estacionar o carro bem perto da areia. Devido ao mar que às vezes está propício para pegar ondas, é frequentada por muitos jovens que querem aproveitar as águas azuis para prática do esporte.

Praia dos InglesesÉ uma das praias mais urbanizadas da ilha, com cerca de 4,83km de extensão. No inverno, tem como atrações a pesca da tainha, festas religiosas e apresentações folclóricas.

Recebeu essa nome, por causa dos inúmeros naufrágios que dizem te acontecido nessa região, especialmente na época da vinda da corte portuguesa para o Brasil.

A Praia Lagoinha do Leste é um dos paraísos de Florianópolis. Com uma paisagem preservada, o cenário é intocado, pois encontra-se depois dos morros do sul da Ilha de Santa Catarina.

Praia MoleCom várias atrações de lazer, é uma das praia mais movimentadas da cidade. Saindo do centro de Florianópolis, são cerca de 15 km até a Praia Mole. Está localizada no lado leste da ilha. Quem quiser, é possível chegar de carro até o local.

Praia Morro das PedrasComo chegar: Para quem gosta de surfar, é uma das praias mais indicadas. Com fortes ondas, que exigem bastante cuidado, especialmente perto do costão, esse mar bravo atrai muitos adeptos do esporte, assim como do bodyboard também.