Ilha do MelIlha pertencente ao litoral do Paraná, em Paranaguá. Possui um Zoneamento Ecológico e de Uso Público com manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. Um dos destinos mais freqüentados por turistas no Paraná, tem como responsável pela preservação o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Predominam pequenas pousadas acolhedoras e inúmeros campings.

No entorno da ilha, de 2.739.1739 ha, estão 25 lindas praias.

Como chegar: A partir do Balneário de Pontal do Sul, saem duas barcas, de hora em hora, sendo que aos sábados e domingos saem de meia em meia hora. Informações: 3455-2616.

Ilha do Mel

A ilha controla a quantidade de visitantes, sendo permitido até 5 mil pessoas por vez.

O que fazer: A ilha possui dois lados, onde os barcos aportam: Encantada e Brasília. Como a ilha não permite a entrada de veículos, o acesso de um lado a outro pode ser feito de barco ou à pé, por trilhas.

São três os pontos turísticos de destaque da Ilha do Mel: Fortaleza ao Norte, Nova Brasília e o Farol das Conchas ao centro, e Encantadas ao Sul, cada uma com características próprias.

Pontos Turísticos da Ilha do Mel

Encantadas

Ilha do Mel - Encantadas

Como chegar: Localizada no extremo sul da ilha. 

O que fazer: Possui muitos morros rochosos, próprios para esportes radicais, como o parapente e o montanhismo, além de caminhadas.

As águas são claras e azuis, ótimas para mergulho, esportes de areia e náuticos.

Há uma Gruta, considerada um verdadeiro tesouro da ilha, que esconde muitas lendas a seu respeito, além de transmitir uma energia renovadora aos visitantes. Seu acesso é facilitado através de uma passarela.

Há ainda o Farol do Caraguatá, em um local privilegiado, com uma bela vista, de onde se vê, além das deslumbrantes praias, imponentes navios passando.

Para o conforto dos turistas, existem muitas pousadas e restaurantes, com uma praça de alimentação com vista para o Mar de Fora, onde acontecem festas à noite.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Como chegar: Ao norte da Ilha do Mel. 

O que fazer: Ponto tradicional de veraneio, foi o primeiro local a ser explorado, e dispõe do único hotel da ilha. Como o próprio nome diz, é aí que fica a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, datada de 1766, conservando ainda armamentos da época.

E no topo do Morro das Baleias exibe-se um labirinto de canhões e um mirante, oferecendo aos visitantes um dos mais belos visuais da Serra do Mar.

Suas praias deslumbrantes são próprias para a prática do windsurf e outros esportes aquáticos.

O lugar é tranqüilo, sem muita badalação, preferido dos mais conservadores. Além do hotel, existem várias opções de pousadas.

Nova Brasília e Farol das Conchas

Farol das Conchas

Como chegar: Fica bem ao centro da ilha.

O que fazer: É o centro da badalação, do surfe e de gente bonita. Este local é a parte mais movimentada da ilha, com mais opções de infra-estrutura, incluindo um terminal de embarque e desembarque mais sofisticado.

As maravilhosas praias Grande e do Farol são os maiores points do surfe. Oferecem também muitos restaurantes, bares e pousadas.

O Farol das Conchas, de 1870, é o maior atrativo do local, dominando do alto do Morro das Conchas, compondo uma ótima paisagem.

Além de tudo isso, ainda existem algumas trilhas ecológicas.

 

Outros destinos

  • Praia do Miguel e do Belo – desertas;
  • Ponta da Nhá Pina – magnífica vista;
  • Ilha da Galheta e Ilha das Palmas – ilhas próximas;
  • Ponta do Cemitério – ali são admirados os botos da baía de Paranaguá.

 

Fotos de Luíz Augusto e Departamento de Publicidade e Propaganda da Paraná Turismo