Praia de CopacabanaLocalizada no bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, a Praia de Copacabana é a mais famosa da cidade (talvez até do país, ou do mundo) e possui cerca de 4 km de extensão. Entre as marcas registradas, está o seu calçadão com ondas desenhadas em pedra portuguesa, projetado pelo paisagista Burle Max.

Com águas normalmente calmas e areias claras, a praia é ótima para passear com a família e relaxar observando o lindo pôr do sol, sendo bastante frequentada tanto por moradores da região, quanto por turistas, que muitas vezes dispensam o banho de mar para ficar apenas apreciando a beleza local. Copacabana é uma mistura maravilhosa da cidade com o mar.

Nas proximidades da praia é possível contar com total infraestrutura que atende tanto os moradores do bairro, quanto a turistas de todo mundo, que chegam à praia durante o ano inteiro. Sua orla é bem abastecida de restaurantes, bares e conta com alguns dos melhores hoteis do Rio de Janeiro; Existem também muitos quiosques, sanitários, ciclovia e serviços como salva vidas e patrulhamento.

Por esse motivo, a praia de Copacana também costuma ser palco de alguns dos maiores eventos, já tendo sido usada como sede de eventos cariocas, nacionais e até internacionais, incluindo shows, campeonatos de futebol de areia, vôlei de praia e muitos outros, mas com destaque especial para a espetacular festa de Réveillon que ocorre na praia.

Praia de CopacabanaPraia de CopacabanaPraia de Copacana

Como chegar a praia de Copacabana: a praia de Copacabana se estende ao longo da Avenida Atlântica, sendo limitada pela Av. Nossa Senhora de Copacabana e pelo Forte de Copacabana. Dessa forma, o acesso à praia é bastante facilitado, podendo ser feito tanto de carro, quanto de ônibus ou mesmo de metrô.

Conheça o Bairro de Copacabana

Carinhosamente chamada de Princesinha do Mar, Copacabana mistura uma história de muita tradição, glamour e glória. Sendo um dos bairros mais famosos da Zona Sul do Rio, a fama de Copacabana começou principalmente nos anos de 1930, por sua tradição boêmia e pela aura poética que parece pairar sobre o bairro. O bairro já inspirou muitas poesias, a criação de livros, e a composição de diversas músicas.

Copacabana já foi cantada em diferentes canções e pelas vozes dos mais variados intérpretes, nacionais e internacionais, incluindo Tom Jobim, Nana Caymmi, Gilberto Gil (Mar de Copacabana), Alceu Valença (Ai de ti, Copacabana), Jackson do Pandeiro (Xote de Copacabana), Maria Bethânia (Sábado em Copacabana), entre outros.

Escultura Praia de Copacabana Praia de Copacabana

Toda sua beleza e tradição serviram para aquecer o comércio e turismo do bairro, que atualmente já conta com cerca de 80 opções de hospedagem de pequeno a grande porte, que costumam ficar repletos de turistas, sobretudo durante o verão e durante os eventos que ocorrem na praia. 

Porém, a parte histórica do bairro, também é atrativo para muitos turistas, que passeiam pelas ruas históricas e podem visitar locais como o forte de Copacabana e conhecer as mais diversas histórias que envolvem o bairro.