Praia da UrcaBem localizada, ficando ao pé do Morro da Urca, essa praia com 200 metros de extensão encontra-se num dos bairros mais seguros e tranquilos da cidade do Rio.

Cercada pelo Morro Cara de Cão e pela Fortaleza de São João, o que há de melhor para se pode aproveitar na praia da Urca é seu belíssimo visual. É nesse praia que as águas do Oceano Atlântico se encontram com as da Baía de Guanabara, mas infelizmente é imprópria para o banho de mar.

Apesar de não poderem usar o mar, moradores da região e visitantes, tem outras opções de lazer nessa praia. Andar no calçadão e aproveitar os quiosques ao longo da orla, visitar a Praça General Tibúrcio que tem um ambiente muito acolhedor e a Fortaleza de São João, que possui duas praias de acesso restrito. 

Dar uma passada na Urca e conhecer a Praia da Urca são pedidas obrigatórias no roteiro de qualquer viagem que passe pela cidade do Rio de Janeiro. Só aqui já da para ter uma idéia do porque é chamada de Cidade Maravilhosa.

Praia da UrcaPraia da Urca

Conheça o Bairro da Urca

A Urca, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, é um bairro de classia média e alta, que passou a ser considerado um bairro residencial apenas na década de 1920. Inicialmente, a Urca era ocupada pela região da praia vermelha com fins militares. 

Dessa época, a Urca herdou a maior parte das atuais casas e construções como a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola Superior de Guerra (ESG), o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o Forte São João e o Museu de Ciências da Terra e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Praia da UrcaPraia da UrcaPraia da UrcaPraia da Urca

Também é na Urca que fica situado o Instituto Benjamin Constant, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o Iate Clube do Rio de Janeiro, e dois dos mais importantes pontos turísticos da cidade: o Morro do Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Historicamente, a região também já abrigou o Cassino da Urca, posteriormente transformado na sede da TV Tupi.