Situada na Ilha de Alagamar, a cerca de 3,5 Km do centro da cidade, próxima da foz do Rio Assu, a Praia, que era conhecida como Ilha de Camapum, começou a ser visitada apenas na década de 1980, com a construção da estrada que liga Macau a Camapum.

Com um mar raso, e de águas bastante tranquilas, areia dura e fina, a Praia de Camapum é caracterizada principalmente pela grande quantidade de salinas que guarda ao seu redor, sendo a praia de maior salinidade do Rio Grande do Norte.

Tendo passado por um processo de urbanização de certa forma acelerado, hoje a Praia de Camapum é capaz de oferecer uma boa infra-estrutura aos visitantes. Além de totalmente urbanizada, a Praia de Camapum conta com restaurantes, bares e pousadas.

Uma curiosidade interessante fica por conta do nome da praia, que vem da planta chamada Camapu, conhecida por seu potencial medicinal, muitas vezes indicada pra o tratamento dor de ouvido, icterícia, inflamações na bexiga e no fígado e reumatismo. Essa vegetação era abundante na região, mas foi destruída com o processo de urbanização.

Entre as comemorações que ocorrem na Praia de Camapum, estão a Vaquejada, que ocorre no mês de julho há mais de 10 anos, conhecida como a única vaquejada de praia do estado, e seu Réveillon.

Ilha de Alagamar

A Ilha do Alagamar fica a cerca de três quilômetros em direção norte da sede do município de Macau. A cidade de Macau faz parte da região turística conhecida como Costa Branca, que recebeu esse nome devido às enormes salinas; as maiores salinas do estado do RN estão localizadas na ilha do Alagamar.

Alagamar conta com uma certa infra estrutura capaz de acolher moradores e turistas. A cidade possui casas de veraneio e é habitada por trabalhadores da empresa Salinor.