Com acesso por terra ou através de mergulho, a gruta do Acaiá encontra-se entre as pedras. Essa região é bastante utilizada para a prática do mergulho e da caça submarina.

Boa para banhos, fica distante menos de 1 km da Vila do Abraão. Com 70 m de extensão, suas águas são translúcidas e esverdeadas, com boa temperatura.

Praia protegida, com 50 m de extensão, convidativa a banhos. Distante menos de 1 km da Vila do Abraão, possui águas esverdeadas, cristalinas e de temperatura agradável. Com vista para parte da enseada do Abraão.

Possui muitos coqueiros e amendoeiras ao redor, predominando a presença de rochedos. Com águas morna, claras e esverdeadas. Possui trilha (500 m) para a Praia de Baixo.

Pertinho da Vila do Abraão, possui densa vegetação tropical. Existem, próximas à praia, ruínas de uma antiga construção rural. O mar possui temperatura boa, com águas cristalinas e esverdeadas.

Local usado por barqueiros, com um vilarejo, fica numa enseada protegida dos ventos.

Em sua orla existem coqueiros e bambuzais, além de uma trilha para a Praia Grande de Araçatiba. Com atracadouro de barcos pesqueiros, ela ainda é propícia para a prática de esportes aquáticos. Possui também uma antiga fábrica de sardinha enlatada, além de pequena infra-estrutura turística.

Ao redor da praia estão morros cobertos de espessa vegetação. Suas águas são esverdeadas, mornas e cristalinas em seus cerca de 200 m de extensão. Possui ainda uma trilha de mais ou menos 500 m chegando à Praia da Freguesia de Santana.

Nesta praia deságua o riacho Camiranga. Existem ainda três rochedos em suas finas areias. O mar possui águas esverdeadas e cristalinas. Praia bastante freqüentada.

Praia pequena em tamanho, mas enorme em beleza, tem cerca de 10 m de extensão, com mar calmo e esverdeado. Considerada uma das mais lindas do país, é cercada por costões dos dois lados, protegida do mar aberto.

É uma das praias surpreendentes de Ilha Grande. Está localizada na Vila de Dois Rios e adquiriu este nome porque em cada lado dela, existem rios que possibilitam ao banhista aproveitar a água doce e a água salgada.

Com vegetação silvestre em sua orla, a praia possui areias amareladas em seus 500 m de extensão. A cachoeira do Perequê fica distante cerca de 1 km da praia, e é onde costumam ser pescados camarões de água doce e pitus.

Bela praia selvagem, em frente à Ilha Redonda. É pequena mas confortável, com areias finas e claras.

A praia possui cerca de 3 km de extensão e acesso marítimo, geralmente através de passeios de escuna. A mais famosa praia de Ilha Grande possui águas esverdeadas, cristalinas e de boa temperatura.

Com acesso por mar, possui fina faixa de areia inclinada, com cerca de 500 m de extensão. Próximo da praia, a cerca de 1 km, está a cachoeira do Perequê, onde são pescados camarões de água doce e pitus. As águas do mar são esverdeadas, cristalinas e de boa temperatura.

Com acesso pelo mar, a partir da Vila do Abraão, esta praia possui cerca de 1 km de extensão. Com muitas gramíneas, coqueiros e amendoeiras em sua orla, o mar é esverdeado, cristalino e de temperatura morna.

O acesso é feito por embarcação, a partir da Vila do Abraão. Existem coqueiros e amendoeiras enfeitando a orla, e vegetação densa nos morros ao redor. As águas do mar são cristalinas, esverdeadas e de boa temperatura.

Com extensão de cerca de 350 m, possui uma vila de pescadores, além de uma trilha que liga esta praia a outras da Enseada do Sítio Forte. O mar é pouco profundo, com águas cristalinas e esverdeadas.

O acesso à praia é feito pelo mar, partindo geralmente da Vila do Abraão. Com cerca de 500 m de extensão, possui areias escuras e mar esverdeado e calmo.

Fica na Vila do Abraão, o centro urbano de Ilha Grande. A praia possui aproximadamente 1 km de extensão, e possui mar raso, esverdeado e cristalino.

Esta linda praia, isolada e de mar aberto, faz parte da Reserva Estadual da Praia do Sul. Seus aproximadamente 600 m de extensão possuem areias finas, águas esverdeadas e cristalinas. Possui acesso à praia de Provetá através de uma trilha.

Possui cerca de 150 m de extensão, com um pequeno vilarejo que oferece algumas pousadas. As areias são grossas e amareladas.

Entre a Ponta do Iguaçu e do Morundu ficam essas praias de beleza indefinível. Possuem cerca de 500 m de extensão, com águas cristalinas, mornas, e areias limpas.

O acesso a essa praia de aproximadamente 500 m de extensão, dá-se através do mar, com embarcações saindo da Vila do Abraão. Aqui desembocam riachos que formam alguns mangues. Também existem muitas amendoeiras e coqueiros.

Possui uma casa datada de 1629, construída por um pirata espanhol, e considerada a terceira construção de alvenaria do Brasil.

De acesso por embarcação, essa praia possui águas cristalinas com areias claras. Com cerca de 100 m de extensão, é boa para a prática da pesca submarina.

Possui coqueiros, bambuzais e ipês amarelos ao redor, com cerca de 500 m de extensão. Possui abrigos de embarcações e uma capela em frente ao mar.

Com muitas palmeiras em sua orla, possui antigo núcleo de pescadores, com construções antigas e a pequena capela de São Benedito.

Com vegetação tropical predominante ao redor, distante cerca de 1,5 km da Vila do Abraão, abriga lindas palmeiras imperiais enfileiradas.

Bastante utilizada para passeios de barco, inclusive com pernoites na embarcação. Com mangues e montanhas ao redor, possui mar calmo, sem ondas.

Com cerca de 100 m de extensão, é um dos melhores locais de mergulho de Angra dos Reis, com navios encalhados. O centro de biologia marinha de Ilha Grande é cercado de vegetação densa, incluindo a chamada Ponta Grande.

Separadas pela ilhota do Leste, essas praias possuem a maior extensão da ilha, com cerca de 5 km. Possuem costões ao redor, moldados pela erosão. As praias estão situadas na Reserva Estadual da Praia do Sul, e possuem característica de enseada em mar aberto.