Com 828 hectares, a Ilha Anchieta é a segunda maior de São Paulo, e uma das principais atrações de Ubatuba. O acesso até a Ilha é feito apenas por mar, quem for visitá-la deve aproveitar os passeios de escuna que saem da Enseada e do Saco da Ribeira com destinho a Anchieta.

Recebeu esse nome, por causa da sua grande extensão, apesar de ter uma largura pequena, é uma ilha relativamente grande. Fica na enseada de Picinguaba, a 44kms do centro da cidade de Ubatuba, ao norte.

Por ser bem pequena quem vai até a ilha não pode deixar de conhecer ela por inteiro, vale muito a pena fazer o passeio e é garantia de diversão.

A travessia para chegar até a Ilha demora aproximadamente 20 minutos. Pode-se ir de lancha que sai da Praia de Picinguaba, ou ir de barco com os pescadores que conhecem bem a região, e fazem o trajeto.

Essa pequena ilha, encontra-se na enseada do Mar Virado, a 350 metros de terras continentais. Cercada por Mata Atlântica e encostas, é um lugar muito procurado para fazer passeis de jet ski e banana boat, devido a sua proximidade com o cIlha Anchietaontinente.

O acesso como na maioria das Ilhas de Ubatuba, é feito a partir de lanchas, barcos, ou passeios de escuna. Demoram entorno de 45 minutos para chegar até o destino.

Cenário de muitas propagandas e filmes conhecidos, é uma ilha belíssima localizada ao norte de Ubatuba, em frente a Praia do Promirim.

Integrante do arquipélogo das Couves, encotra-se 9 milhas distante da Praia de Itaguá, de onde normalmente saem as lanchas que levam as pessoas até a ilha. O trajeto leva mais ou menos 30 minutos.

Essa Ilha que fica na enseada de Ubatubamirim, recebeu esse nome, baseado no seu formato, um pouco mais circular do que as outras ilhas da região. Localiza-se a 29kms ao norte da cidade, está a 1290 metros do continente.

A quase 6kms distante do litoral do continente, fica a direta da Ilha Anchieta, banhada pelo oceano Atlântico.

Pertence ao Parque de Proteção Federal Estudual da Ilha Anchieta, por ser um local com um ecossistema bem variado. Portanto, sabe-se que nessa região caçar e pescar é terminantemente proibido. O que mais atrai turistas a região, é o famoso merguho noturno, é só ir até o local escolhido com os guias certos, e a aproveitar esse diferencial da região. Além disso, pode e deve-se ir a ilha ainda com a luz do Sol, para conhecer a beleza natural.