A Praia da Gaivota faz parte da Praia de Itanhaém, sendo definida como a parte da praia localizada entre o bairro de Cibratel II e o Rio Piçaguerra, fazendo fronteira com o município de Peruíbe.

Um local bucólico, bastante deserto e tranquilo, foi justamente essas características que batizara esta praia como Praia da Saudade. A praia é formada pelo leito do rio, protegido por formações rochosas como a Pedra do Carioca e o Costão do Morro.

A Praia das Conchas é, na verdade, uma pequena enseada localizada praticamente aos pés do Morro de Pernambuco e do Costão da Praia dos Sonhos, logo depois da chamada Cama de Anchieta.

A Praia de Itanhaém, também conhecida como Praião, é a maior da cidade, com mais de 11 Km de extensão total. Esta praia fica situada no trecho entre a Boca da Barra do Rio Itanhaém até a fronteira com a cidade de Mongaguá. É na Praia de Itanhaém que ocorre o encontro do Rio Itanhaém com o mar, promovendo um espetáculo sem igual.

Na verdade, dá-se o nome de Praia do Cibratel a uma porção da Praia de Peruíbe, mais especificamente ao trecho situado em frente ao bairro de mesmo nome. A região chamada de Praia do Cibratel, também é muito conhecida como Praia da Enseada.

Antigamente conhecida como Praia do Meio, a Praia do Sonho é uma bela praia com uma extensão total de aproximadamente 800 metros.

A Praia do Suarão é, na verdade, uma parte da Praia de Itanhaém localizada no bairro do Suarão, um dos mais antigos de Macaé. Seu nome foi mantido desde o termo original usado pelos nativos, que significava ronco ou ruido de animais de grande porte, provavelmente relacionado à grande variedade de porcos do mato e outros animais que habitavam a região.

A Praia do Tombo ou Boca da Barra é o nome dado ao ponto do Praião onde ocorre o encontro entre as águas do rio com as do mar. Além das fortes correntes e variação da cor da água do mar, este fenômeno também tem um grande impacto sobre o relevo, devido aos diferentes níveis de erosão provocados pela água do rio na areia.

A antiga Prainha, com aproximadamente 600 m de extensão, hoje mais conhecida como Praia dos Pescadores, fica situada entre o Morro de Sapucaitava e a Ilha das Cabras.