A Praia do Suarão é, na verdade, uma parte da Praia de Itanhaém localizada no bairro do Suarão, um dos mais antigos de Macaé. Seu nome foi mantido desde o termo original usado pelos nativos, que significava ronco ou ruido de animais de grande porte, provavelmente relacionado à grande variedade de porcos do mato e outros animais que habitavam a região.

Porém, a semelhance do nome com outro termo do cotidiano popular, logo rendeu brincadeiras com o nome da praia do suarão. A mais popular explica que "suarão" seria o aumentativo de suador, devido ao intenso calor da região durante o verão. Brincadeiras à parte, a Praia de Suarão oferece uma bela paisagem, locais históricos e um clima perfeito para quem gosta de calor.

A evolução do bairro teve início em 1925, quando foi proposto um projeto urbanístico, que uniformizaria o traçado da cidade, daria nomes às ruas, protegeria e valorizaria os monumentos históricos. Por volta de 1946, novos investimentos chegaram ao local, quando surgiram o Círculo Operário do Ipiranga, a igreja local, o estabelecimentos comerciais de um pequeno porte, chegada da rodovia e da luz elétrica. Tudo isso ajudou Suarão a se tornar o local bonito e agradável dos dias de hoje.