Praia VermelhaA Praia Vermelha é um lugar de visual encantador, um paraíso singular dentro do Rio de Janeiro. Com um pouco mais de de 200 metros de extensão e uma área totalmente arborizada, a Praia Vermelha encanta não apenas pela beleza da praia em si, mas pela paisagem ao seu redor.

Localizada na Urca, um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro, a Praia Vermelha fica localizada ao lado da praça de onde parte o bondinho para o Pão de Açúcar, entre o Morro da Urca e o Morro da Babilônia, possuindo uma bela vista de um dos principais cartões postais da cidade.  

Falando da praia em si, a Praia Vermelha é caracterizada por suas areias grossas e de coloração avermelhada. A praia é utilizada principalmente para caminhadas, sobretudo na posta de cooper Cláudio Coutinho, com 1250 metros de extensão; e é imprópria para o banho de mar devido à poluição.

Praia VermelhaPraia VermelhaPraia Vermelha

Em sua orla é possível encontrar alguns bares e restaurantes, que costumam atender não somente aos visitantes, como também a moradores do local; que também utilizam a praia como ponto de encontro romântico e para curtir o por do sol.

Conheça um pouco melhor o Bairro da Urca

A Urca, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, é um bairro de classia média e alta, que passou a ser considerado um bairro residencial apenas na década de 1920. Inicialmente, a Urca era ocupada pela região da praia vermelha com fins militares. 

Praia da UrcaPraia Vermelha

Dessa época, a Urca herdou a maior parte das atuais casas e construções como a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola Superior de Guerra (ESG), o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o Forte São João e o Museu de Ciências da Terra e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).  

Praia da UrcaPraia Vermelha

Também é na Urca que fica situado o Instituto Benjamin Constant, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o Iate Clube do Rio de Janeiro, e dois dos mais importantes pontos turísticos da cidade: o Morro do Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Historicamente, a região também já abrigou o Cassino da Urca, posteriormente transformado na sede da TV Tupi.