PrainhaComo o próprio nome já diz, a Prainha é uma praia com pequenas dimensões, são apenas 150 metros de uma estreita faixa de areia. Ela fica localizada na Zona Oeste do Rio, depois da Praia da Macumba, na APA de Grumari, entre os bairros de Grumari e do Recreio dos Bandeirantes.

Protegida pelos morros e pedras que a cercam e coberta pela abundante vegetação de Mata Atlântica nativa, esta praia esconde uma beleza única, com areias claras, águas cristalinas e ainda um manancial de água doce além de ondas maravilhoas. Isso faz com que a Prainha seja considerada como o melhor local de surf do Rio de Janeiro, um verdadeiro paraíso, sede de diversos torneiros, como etapas dos campeonatos Nacionais e Internacionais de Surf.

Além de toda beleza e atrações proporcionadas pelas belíssimas ondas, a Prainha também conta com bons serviços. É possível passar o dia inteiro na prainha, se servindo com os lanches, petiscos e bebidas vendidos nos quiosques da região. 

Porém, se você não gosta de muito movimento, é melhor procurar a praia durante os dias de semana, quando a Prainha está praticamente deserta, pois ela costuma ficar lotada nos fins de semana. Uma dica, é chegar cedo, pois além de aproveitar o sol, ainda fica mais fácil conseguir estacionar o carro em um local mais próximo.

 PrainhaPrainha

Como chegar à Prainha: a única forma de se chegar à Prainha é através da Av. Estado da Guanabara, que passa em sua orla. Para isso, é necessário partir da Barra da Tijuca, seguindo pelo Recreio e pela Praia da Macumba. Outra opção é o chamado Surf Bus, um ônibus preparado para levar os surfistas com suas pranchas até a Prainha. Esse ônibus tem saída de 3 em 3 horas, das 7hs as 16hs, passando pelos bairros do Flamengo, Botafogo, Copacabana, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. As reservas para o Surf Bus devem ser feitas por telefone.

Caso não queira apenas passar o dia, e ficar durante a noite ou mesmo durante alguns dias, a melhor opção são as pousadas e hotéis que ficam no bairro do Recreio. Outra opção mais em conta são as Surf Houses, cuja diária costuma ser menos da metade da de uma pousada ou hotel.