A Ilha da Galé é uma área de reserva biológica, muito por causa dos recifes que crescem naquela região. Esta ilha recebeu o nome de Ilha da Galé por ter um desenho que lembra antigas embarcações Galés, é conhecida por ser um dos locais mais importantes para a procriação de aves da costa brasileira. A Ilha não tem praias.

Formada por duas pequenas ilhas, Aranha Garnde e Pequena, encontra-se na costa leste, mais ao norte de Florianópolis, entre as praias de Moçambique e do Santinho.

Composta por três ilhas, Irmã Pequena, do Meio e de Fora, a Ilha Três Irmãs fica localizada a sudoeste da Ilha de Santa Catarina.

Encontra-se na Baía do Norte. O acesso a ela é feito através de barcos que saem dos mais variados pontos de Florianópolis.

Não é permitido mergulhar ou até mesmo desembarcar na Ilha Deserta, porque ela faz parte de uma reserva biológica.

A Ilha do Badejo recebeu esse nome, por causa da quantidade de peixes Badejo que existem naquelas águas.

Fica na costa da Praia de Canasvieiras, ao norte de Florianópolis, próxima a Praia de Jurerê. O acesso até ela é fácil, mas boa parte da Ilha é propriedade particular.

Com difícil acesso, através da Praia dos Ingleses, a Ilha Mata Fome se encontra no litoral norte. Ficou famosa por ser um ótimo lugar para praticar o mergulho, especialmente, quem está começando.