Ilha do ArvoredoSituado na costa catarinense, é um dos lugares mais procurados para mergulho no país, devido à grande biodiversidade marinha. Situado próximo a grandes centros turísticos do litoral de Santa Catarina, como Florianópolis, Porto Belo, Itapema e Governador Celso Ramos.

Como chegar: Fica distante 11 quilometros do Norte da Ilha de Santa Catarina. Saem barcos tanto de Florianópolis como de Bombinhas/SC.

O que fazer:

A ilha do arvoredo, juntamente com Abrolhos e Fernando de Noronha, formam as três reservas biológicas marinhas brasileiras. Ela tem 27.000 m² e quase sua totalidade coberta pela Mata Atlântica. 

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é formada pelas ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro. Nela, é proibido qualquer atividade de utilização, caça, pesca, apanha ou introdução de espécies silvestres ou domésticas. Também lá são encontradas inscrições rupestres e até antigos sepultamentos, que datam de cerca de 4000 a 2000 anos, produzidos pela ação humana.

Um farol inglês de 1883 é um importante ponto de referência para embarcações. Alguns naufrágios ocorreram no local, como por exemplo, o cargueiro Lili na ilha da Galé.

Nela há o encontro das correntes marítimas brasileiras, que são quentes, com as das ilhas Malvinas(Argentina), que são frias. Isso proporciona uma copiosa quantidade de espécies marinhas. Encontra-se por muitas vezes arraias-manteiga, tartarugas marinhas, focas-leopardo, cavalos-marinhos e golfinhos.

Ilha do ArvoredoIlha do Arvoredo

A reserva do Arvoredo é considerada um dos melhores pontos para se mergulhar do Brasil. A profundidade da água varia de cinco a vinte metros e a visibilidade chega a dezoito metros. A prática do mergulho é permitida na parte sul da ilha do Arvoredo, onde existem sítios demarcados, com grutas, rochas, passagens e até canhões! O Saco do Vital é o melhor local de mergulho, pela vida marinha bastante diversificada, além da presença de grutas.

Fotos de Carol Borba