A Praia Lagoinha do Leste é um dos paraísos de Florianópolis. Com uma paisagem preservada, o cenário é intocado, pois encontra-se depois dos morros do sul da Ilha de Santa Catarina.

O turismo ecológico é o atrativo dessa área com cerca de 680 metros de extensão, tem costões, lagoa, cachoeiras e mar de águas limpas e agitadas. Mas encontrar esse paraíso não é fácil, pois o viajante deverá fazer caminhadas que muitas vezes tirará o seu fôlego.

Mas, o visual compensa. Com areias limpas e fofas, chegar à orla é uma recompensa incrível. Ter um local totalmente reservado para descansar, após uma longa caminhada, é um dos atrativos. Além do mar, com ondas fortes, há um riacho próximo, onde o visitante poderá tomar um banho. Recomenda-se levar itens leves como mochila pequena, sapatos para caminhada, chapéu, protetor solar, repelente, água, comida, roupa para banho, toalha e câmera, para tirar fotos de cenários impressionantes.

Essa região faz parte do Parque Municipal da Lagoinha do Leste, que tem como objetivo preservar principalmente, a Mata Atlântica da região. Por ali, não há estrutura como bares e restaurantes.

Como chegar: distante cerca de 28km do centro de Florianópolis, fica entre a Praia do Pântano Sul e a Praia do Matadeiro. O acesso pode ser feito via barco, ou por uma das praias que tem trilhas que chegam até lá.