Lagoa da ConceiçãoA capital do estado também é a capital turística do Mercosul, cercada de opções para todos os gostos!! A cidade possui muitos pontos turísticos, além das lindas praias. São fortes, construções, sem falar na famosa ponte Hercílio Luz, que liga o continente à ilha, e está passando por reformas. Sua culinária é especializada em frutos do mar, famosa pelo preparo da tainha, seqüência de camarão e restaurantes-criadores de ostras.

Características: Em seus 415km2, são 42 praias riquíssimas de verde (há levantamentos de que seriam 100!), tanto na cor da água quanto na natureza circundante.

Cidade com pouco mais de 300.000 habitantes, sendo que no verão esse número triplica!

Suas águas variam de calmas a agitadas, tépidas a geladas, ótimas para praticantes de diversos esportes aquáticos, como mergulho, surfe, windsurfe, além de morros propícios para os saltos de parapente.

Possui ainda cerca de 11 bibliotecas, 13 museus, cerca de 20 salas de cinema e 4 teatros.

Médias de temperatura: As temperaturas variam de 13°C a 28°C durante o ano. Mês mais quente: médias de 25°C em fevereiro. Mês mais frio: médias de 16°C em julho. Fonte: The Weather Channel

Lagoas de Florianópolis:

Lagoa da Conceição

Como chegar: Distante 12km do centro, ao leste da ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.

O que fazer: Um dos principais pontos turísticos da capital catarinense, com 2km de extensão, a Lagoa oferece uma farta gama de restaurantes de todos os tipos, com especialidade em frutos do mar, além de comidas típicas de diversas culturas. Destaca-se também pela pesca e renda artesanais, sua lagoa e dunas.

A Lagoa é ótima para praticantes de esporte náuticos, como vela, windsurf, caiaque, kite surf e jet ski, contando com aluguéis de alguns equipamentos e pedalinhos. Dos morros à sua volta, partem asas-delta e parapentes. A maior parte de suas águas é própria para banho, e segura, por isso é bastante freqüentada por famílias. Grupos de amigos também armam redes de vôlei e jogam frescobol em seu gramado ou areias.

A Avenida das Rendeiras, caminho para as praias do leste, Joaquina, Praia Mole e Barra da Lagoa, é muito movimentada no verão, contando com diversos bares, restaurantes, pousadas e lojinhas com rendas de bilro e crochê. Do final da avenida partem algumas embarcações de passeio.

Há ainda o chamado Centrinho da Lagoa, com uma vasta gama de serviços, além de uma noite agitada, com diversos bares e restaurantes com música ao vivo e boates.

Lagoa do Peri

Como chegar: Na ilha de Santa Catarina, ao sul, próxima à praia da Armação.

O que fazer: São 23km2 de matas e trilhas lindas que chegam em cachoeiras. Acesso pelo Parque da Lagoa do Peri, com boa infra-estrutura. A lagoa é boa para banho, inclusive para crianças. O Parque oferece diversas churrasqueiras, bar e lanchonete, além de estacionamento, banheiros e salva-vidas. Pescaria de linha de mão e caniço, passeios de barco, caiaque, entre outros, são atividades permitidas no local.

Praias da Ilha Florianópolis

Praia da Lagoinha

Como chegar: Situada à 37km do centro da cidade, antes da entrada de Ponta das Canas. Norte da ilha.

O que fazer: Com uma extensão de 760m, a Lagoinha é uma praia sem muito agito, de mar calmo, com acesso não muito visível. Preferida por famílias com crianças, oferece alguns serviços de bares e restaurantes, sendo que o suporte turístico é efetuado pela praia vizinha, Ponta das Canas.

Praia da Ponta das Canas

Como chegar: Fica à 34km do centro de Florianópolis, seguindo para o Norte da ilha.

O que fazer: No verão, é bastante freqüentada por argentinos e uruguaios. Com muitos bares, restaurantes e hotéis, tem águas bastante calmas e quentes, além de uma beleza natural ímpar ao longo de seus 950m de extensão. Ainda há um caminho de 300m, que percorrido à pé, une Ponta das Canas a Lagoinha.

Praia Brava

Como chegar: A Praia Brava, no Norte da ilha, está à 38km do centro da capital de Santa Catarina, entre o mar e a encosta íngreme.

O que fazer: Logo na chegada, através de um mirante, se tem uma linda visão panorâmica da praia. O mar agitado é próprio para a prática do surfe, fazendo da praia um ponto de badalação, apesar do forte repuxo e fundo esburacado. Sua água cristalina também é propícia para mergulho. Nesta praia, existem muitos condomínios de alto padrão, além de hotéis, restaurantes e bares de alto nível. A extensão da praia é de mais de cerca de 1km.

Cachoeira do Bom Jesus

Como chegar: À 30km do centro de Florianópolis, entre Canasvieiras e Ponta das Canas, no Norte da ilha.

O que fazer: Sua extensão de 2,80km possui águas calmas e cristalinas, com ótimas condições para a prática de esportes aquáticos tais como vela, esqui e jet ski. Com boa infra-estrutura para turistas.

Praia de Canasvieiras

Como chegar: Distante 27km do centro da cidade, fica no norte da ilha de Florianópolis.

O que fazer: Nos meses do verão, é o balneário mais procurado pelos argentinos. É talvez a praia com maior infra-estrutura da ilha, e de mais opções de lazer noturno. À sua frente está a Ilha do Francês. Seu mar é calmo, suas águas são verdes e quentes no verão, sendo um convite ao banho e à prática de esportes náuticos. São oferecidas diversa opções, entre elas, passeios de banana-boat, escuna e mergulho. Também diversas embarcações saem de Canasvieiras em direção à histórica Ilha de Anhatomirim. Extensão de 2,20km.

Praia dos Ingleses

Como chegar: Ingleses fica à 36km de distância do centro de Floripa, ao Norte.

O que fazer: A praia exibe uma boa infra-estrutura, com muitos bares, restaurantes, hotéis, boutiques, casas para alugar, campings etc. Uma das praias mais urbanizadas da ilha, com 4,83km de extensão. No inverno, tem como atrações a pesca da tainha, festas religiosas e apresentações folclóricas. O mar é aberto, suas águas são azuis e a temperatura é agradável para banho. Em alguns dias, quando o mar está agitado, suas ondas têm uma boa formação, atraindo surfistas. Há ainda dunas, que separam Ingleses da praia do Santinho, onde se pratica sandboard, o surfe de areia.

Praia de Jurerê Internacional

Como chegar: A praia fica no Norte da ilha, a uma distância de 25km do centro da cidade.

O que fazer: Com uma estrutura urbana totalmente planejada, essa praia de 2km de extensão possui mar calmo e limpo. Área residencial de alto padrão, abriga provavelmente as casas de veraneio mais caras do estado. Conta com excelente infra-estrutura, comportando clube, bares, shopping, hotéis, restaurantes de alta classe, entre diversos serviços. Isso tudo atrai o turista preocupado com o conforto e com a qualidade de vida.

Praia de Jurerê

Como chegar: Ao Norte, 23km distante do centro de Florianópolis.

O que fazer: Este balneário sedia clubes, restaurantes e hotéis. Seus 3,20km de mar calmo e quente, propicia atividades esportivas náuticas. Os veleiros e lanchas na água dão um toque sofisticado à praia.

Praia do Forte

Como chegar: Praia do Norte da ilha, entre os balneários Daniela e Jurerê, distante 27km do centro.

O que fazer: Praia com extensão de 400m. Possui um forte na encosta do morro, aberto à visitação. É o forte São José da Ponta Grossa, construído em 1740, com sua imponente fortaleza reformada em 1992.

Praia do Santinho

Como chegar: À 40km do centro de Floripa, Norte da ilha.

O que fazer: Existem interessantes inscrições rupestres junto ao costão, podendo ser avistadas de uma trilha, cercada de muita beleza natural. Com 2,20km de extensão, Santinho é uma das praias preferidas para a prática do surfe, devido às grandes ondas do costão esquerdo.

Praia da Daniela

Como chegar: Praia do Norte da ilha, à 26km do centro da cidade.

O que fazer: Balneário residencial sem muitas opções em serviços, mas muitas casas de veraneio. Seus 1,55km de extensão são freqüentados em maioria por famílias com crianças. Praia calma, sem ondas e de areias finas. Ótima para caminhadas em direção ao manguezal, no canto esquerdo da praia, onde ocorrem a pesca de camarão, siri e berbigão. Para o outro lado, com 20min de caminhada chega-se à Praia do Forte.

Praia do Sambaqui

Como chegar: Em direção ao Norte da ilha, à 17km do centro de Florianópolis.

O que fazer: Tradicional vilarejo de pescadores, com 1,15km de extensão, abriga moradores e turistas amantes da tranqüilidade. Possui bons restaurantes e bares na praia. Depósitos de areia, cascas de ostras, conchas, restos de artefatos e esqueletos denunciam a presença de habitantes primitivos em tempos remotos. Seu belo visual remete ao século XIX, apresentando uma vista panorâmica da Baía Norte e do Continente.

Praia de Santo Antônio de Lisboa

Como chegar: Ao Norte da ilha, à 13km do centro.

O que fazer: Neste lugar formou-se uma das primeiras comunidades açorianas que chegaram à ilha. Seus 750m de águas mansas e quentes conserva até hoje a primeira rua calçada da ilha, bem como antigas construções. Da praia avista-se a Baía Norte e o Continente. Se destaca o cultivo de mariscos e ostras, tendo à disposição diversos restaurantes especializados em frutos do mar.

Praia de Moçambique (Praia Grande)

Como chegar: Distante 29km do centro da capital do estado, no lado leste da ilha.

O que fazer: Praia mais extensa da ilha, com 7,50km. Balneário sem construções, é cercado pela Reserva Florestal do Rio Vermelho. Paisagem árida pela presença de dunas, cortando a linha entre a vegetação rasteira e o oceano. Mar aberto, de tombo, e areias macias e claras. Poucos banhistas, mas suas ondas de boa formação atraem muitos surfistas para suas águas límpidas.

Praia de Cacupé

Como chegar: À 11km do centro da cidade, fica no lado oeste da ilha de Florianópolis.

O que fazer: Balneário bastante tranqüilo, com 900m de extensão. Com poucos bares e restaurantes, porém, alguns encontram-se na beira do mar. Ideal para um passeio familiar.

Barra da Lagoa

Como chegar: No lado leste da ilha de Florianópolis, à 20km do centro, via Morro da Lagoa.

O que fazer: Com 650m, o balneário é ideal para quem está iniciando no surfe, pois suas ondas não são violentas, apesar de bem formadas. Maior núcleo pesqueiro da ilha, possui muitas casas de aluguel, campings, bares e restaurantes à beira-mar. Em julho é realizada a Festa da Tainha. Há ainda uma ponte pênsil, que passa pelo Canal da Barra, e chega em uma pequena trilha com acesso à Prainha, pequena enseada cercada por grandes rochas e sítios arqueológicos.

Praia da Galheta

Como chegar: Praia do leste da ilha, distante 15km do centro da cidade, entre as praias Barra da Lagoa e Mole. Acesso por trilha de cerca de 300m à pé, a partir da costa norte da Praia Mole.

O que fazer: Essa praia quase deserta, possui uma beleza selvagem, com muitas pedras e morros à sua volta. Possui mais de 800m de extensão. Suas águas são frias, limpas e com ondas boas para o surfe, e não há nenhuma infra-estrutura em sua orla. Ainda há pequenas vertentes de água doce, propiciando duchas refrescantes. Utilizada como praia de naturismo, sendo que o nudismo não é obrigatório.

Praia Mole

Como chegar: Do centro de Floripa à Praia Mole são 15km de distância, no lado leste.

O que fazer: Suas ondas grandes e fortes são perfeitas para a prática do surfe. A encosta sul funciona como rampa de decolagem de parapente. Freqüentada quase totalmente por jovens, é considerada o point do verão. Não é recomendada para crianças, pois o banho de mar necessita de muita atenção. Possui vários bares, inclusive “pé-na-areia”, que funcionam até à noite, lojas e vários estacionamentos. Também freqüentada por GLBTs, nas proximidades do último barzinho em direção ao costão norte. Praia com 960m de extensão.

Praia da Joaquina

Como chegar: Fica ao leste da ilha, à 15km de distância do centro.

O que fazer: Praia conhecida mundialmente como excelente para o surfe, inclusive sediando diversas competições do esporte. Possui ótima infra-estrutura para turistas, com estacionamento, salva-vidas, terminal turístico, lojas de artesanato, chuveiros, banheiros, bares, restaurantes e iluminação noturna. Palco de grandes shows na temporada de verão, atraindo muitos jovens. Com 3km de extensão, abriga ainda um aglomerado de rochas à esquerda. E suas grandes dunas são das mais famosas do país, oferecendo aluguel de pranchas para a prática do sandboard, ou surfe de areia.

Praia do Campeche

Como chegar: Em direção ao Sul da ilha, fica distante 20km do centro de Florianópolis, entre Joaquina e o Morro das Pedras.

O que fazer: Em sua frente há uma bela ilha de mesmo nome. No início do século passado, neste balneário havia um campo de pouso, inclusive utilizado pelo aviador e escritor Saint-Exupery, quanto fazia escala na rota do correio francês. Seus 3,80km são bem servidos de bares e restaurantes. O mar de águas frias apresenta ondas fortes e as direitas com ondulação sul são muito apreciadas para a prática do surfe. Destaca-se a presença das reservas ecológicas Lagoinha Pequena e Lagoinha da Chica.

Praia da Ilha do Campeche

Como chegar: Localizada na costa leste da Ilha de Santa Catarina, fica em frente à Praia do Campeche. Chega-se lá através de embarcações, que saem principalmente da Praia da Armação.

O que fazer: Existem diversas inscrições rupestres, que podem ser vistas fazendo-se caminhadas pelas trilhas acompanhadas de instrutores. Sua área é de 381.648.00m2. Sua pequena extensão de areia possui poucos atualmente dois restaurantes e telefone público. Sua natureza exuberante atrai também muitos mergulhadores, principalmente amadores.

Praia do Morro das Pedras

Como chegar: À 22km do centro de Florianópolis, fica na parte sul da ilha de Santa Catarina.

O que fazer: Sua extensão de 2,45km oferece alguns bares. Seu mar é agitado e suas águas são claras, o que atrai os surfistas. Muito gostoso apreciar a violência das águas se chocando contra as pedras. Neste lugar fica a Casa do Retiro dos Jesuítas, em cima do morro, de onde obtêm-se uma bela visão da praia da Armação e da Lagoa do Peri.

Praia de Tapera

Como chegar: A distância do centro da cidade é de 27km. Fica no Sul da ilha de Santa Catarina, próxima do aeroporto.

O que fazer: Sua extensão de 520m possui águas calmas e limpas. À 200m, em frente à praia, fica a Ilha do Largo. Boa opção de passeio, com alguns bares em sua orla.

Praia da Armação do Pântano do Sul

Como chegar: Ao Sul da ilha de Santa Catarina, distante 25km do centro de Florianópolis.

O que fazer: Com extensão de 3,20km, é um dos principais centros de pesca artesanal da ilha. Nesta praia encontra-se um dos mais importantes sítios arqueológicos do estado de SC. Apesar de ter uma boa quantidade de ondas, é bom para banho. Da Armação saem barcos de passeio para a Ilha do Campeche. Próximos à centenária capela açoriana, ficam os bares e restaurantes do local.

Praia Ribeirão da Ilha

Como chegar: Fica no Sul da ilha, 27km de distância do centro de Floripa.

O que fazer: Praia com 750m de extensão, é considerada um dos locais mais típicos da ilha de Santa Catarina. Estão lá a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão, o museu etnológico do Ribeirão da Ilha e o casario açoriano. Sua águas são calmas, a areia é grossa. Ótima para um passeio em família.

Praia do Matadeiro

Como chegar: Praia distante 25km do centro da cidade, com acesso à pé a partir da Praia da Armação, dividida por um pequeno rio.

O que fazer: Praia boa para a prática do surfe, além de outros esportes à beira-mar, como frescobol, vôlei, futebol etc. Possui alguns bares em sua orla, de 850m. Seus morros cobertos pela mata nativa são um bom convite para o apreciadores da natureza preservada.

Praia da Lagoinha do Leste

Como chegar: Entre as praias do Pântano do Sul e Matadeiro, à 28km do centro de Florianópolis, mais 3km de trilha, que se faz caminhando por quase uma hora. São duas trilhas, uma saindo do Matadeiro, outra do Pântano do Sul. Também existe a opção de ir de barco.

O que fazer: Esta praia paradisíaca é uma ótima opção para um turismo ecológico, sendo que a mesma é praticamente deserta, sem infra-estrutura alguma. Possui costões, lagoa e cachoeira. Existem algumas opções de trilhas, de diferentes distâncias e dificuldades, todas com visões surpreendentes da paisagem. Suas águas são limpas e com ondas, ao longo de 680m. Há, em algumas ocasiões, um fenômeno magnífico: é o espetáculo das algas fosforecentes, inesquecível!

Praia do Pântano do Sul

Como chegar: Distante 28km do centro da cidade, ao Sul da ilha de Santa Catarina. O que fazer: Na praia fica uma colônia de pescadores, sendo que à beira-mar, existem muitos pequenos barcos ancorados. Em Pântano do Sul está localizada uma das mais importantes reservas arqueológicas da ilha. O mar é relativamente agitado, mas sem ondas muito grandes, ao longo de seus 3km de extensão. Com ótimos e tradicionais restaurante à beira-mar, sempre com peixes fresquinhos.

Praia da Solidão

Como chegar: À 30km de distância do centro de Floripa, no Sul da ilha. Para se chegar, é necessário subir ladeiras de carro, ou caminhar um bom pedaço à pé.

O que fazer: A praia é cercada por morros repletos de vegetação, uma beleza quase intocada. Além do mar, de águas cristalinas, e da orla com 850m de extensão, existe ainda uma cachoeira em meio às árvores, formando uma piscina natural, boa para banho.

Praia dos Naufragados

Como chegar: A praia é a mais ao Sul da ilha de Santa Catarina, à 40km do centro da cidade, além de uma caminhada por trilha de 3km (subida de morro), ou então alugando uma baleeira saindo da praia da Caieira.

O que fazer: Essa praia bastante selvagem, é ideal para quem gosta de aventuras. Não há infra-estrutura, sendo procurada por adeptos do camping selvagem, pesca ou treking. O mar é bravo, e suas águas são frias e limpas. A praia tem 1,45km de extensão, e em frente há a ilha de Araçatuba, onde está a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, de 1744.

Praia da Caieira

Como chegar: Fica à 39km do centro de Florianópolis, ao sul da ilha de Santa Catarina.

O que fazer: Sua praia com 860m de extensão, dispõem de poucos bares e restaurantes. Boa para quem procura tranqüilidade.

Praia dos Açores

Como chegar: Distante 31km do centro da cidade, entre as praias do Pântano do Sul e Solidão.

O que fazer: Mais bem planejado balneário do extremo sul da ilha, conta com boa infra-estrutura e lazer. De suas areias se avista as Ilhas Três Irmãs e a Moleques do Sul. Suas águas são azuladas e frias, com ondas de tamanho médio. Em seus morros circundantes, existem trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica.

Praias Continentais de Florianópolis:

Praia do Bom Abrigo

Como chegar: Localizada na parte do continente do município de Florianópolis, em bairro de mesmo nome, fica distante 6km do centro.

O que fazer: Mar calmo, com 300m de extensão totalmente margeados por árvores, formando uma paisagem tranqüila e agradável. Muito procurada para happy hours nos fins de tarde.

Praia das Palmeiras

Como chegar: No continente de Floripa, à 5km do centro da cidade.

O que fazer: Usada para lazer pelos moradores do local, suas águas são calmas. Com 300m de extensão, possui diversas pedras imersas, de tamanhos e formas diferentes, deixando a paisagem com uma beleza peculiar. 

Praia do Itaguaçu

Como chegar: Distante 4km do centro de Florianópolis, fica no continente da cidade.

O que fazer: Suas águas são tranqüilas e rasas, com muitas pedras dentro d’água. Seus moradores são os maiores freqüentadores, que tomam banhos de sol ou bebem cerveja com os amigos no final da tarde, em um ambiente agradável. Extensão de 670m.

Praia da Saudade

Como chegar: À 2km do centro da cidade, praia do continente de Florianópolis. Inicia no ponto terminal da Rua José do Valle Pereira, e termina na Ponta da Ilhota, também conhecida como Ponta do Seu Carlos Orilla.

O que fazer: A praia da Saudade é a mais conhecida do continente. Suas águas calmas atraem muitos banhistas com crianças, principalmente moradores dos arredores. Possui 650m de extensão.

Praia do Meio

Como chegar: Praia do continente de Floripa, à 3km do centro.

O que fazer: Seus 390m de extensão com águas calmas é muito freqüentado pelos moradores da região. A praia é urbana, em bairro residencial, e possui diversos bares e restaurantes.